Uma Viagem no antigo Club Penguin Premium



Olá, comunidade!
O Club Penguin Premium retornou, como é óbvio, e, muita gente estranhou que o blog retornou com características diferentes das antigas, que sempre eram mantidas. Aliás, o blog além do jogo Ilha do Club Penguin, aborda as versões "reescritas" do antigo Club Penguin: uma coisa que pelo menos meses atrás nunca era imaginável que seria abordado aqui. Pois sempre, CPPSes foram abordados com bastante olhos atravessados pelos jogadores fiéis do Club Penguin. Mas isso é outro assunto.

O foco de hoje é mostrar a todos como era o Club Penguin Premium de anos atrás. O que mudou, o que foi mantido, e claro, resgatar um pouco da história que muitos desconhecem. 

Se preparem, que essa postagem ficou longa e bastante divertida. Boa leitura.


(Evolução dos logotipos do CP Premium. Nota: não são todos. Há alguns logotipos alternativos, mas esses da foto foram os PRINCIPAIS)



O template mais antigo que se tem registro é esse abaixo. O primeiro layout do Club Penguin Premium: pelo menos, é o que os registros dizem. Quem realmente pode nos dizer se foi ou não o primeiro layout, é o próprio Crazy Linux, fundador dessa velha joça. De fato, com certeza esse não é o primeiro, pois data-se de 2010. E o blog, é de 2009. Com certeza não ficariam 1 ano com o mesmo template, não é mesmo? Provavelmente o primeiro layout caiu no esquecimento eterno. 

2009 - 2010 | O Começo



Uma boa curiosidade é que o template "inicial" do CP Premium não era nem laranja! O blog começou no preto e no vermelho. Ah, bons tempos. Na sidebar, widgets simbolizando que o blog era contra cópias, banners de divulgação, publicidade para blogs parceiros, e tutoriais de ninja, agente secreto e guia turístico. Tinha também um botão de voltar ao topo. No final da página, o nosso xat. Sim, as regras do xat são as clássicas. Essa era a época que o Giz de Cera ainda era do blog. Há postagens dele mostrando a EPF depois da explosão de pipoca. 



Agosto de 2010. Esse layout possui registro dessa data. Os widgets desse "segundo" layout são quase os mesmos do anterior. Diferenças são entre divulgação do perfil do twitter, do orkut, e o canal do YouTube. Ha, chega a ser engraçado ver uma postagem onde Andrephelype anuncia a extensão do CP Premium para o Firefox. Era um tema que personalizava o visual do navegador. Ele havia dito que esse era o primeiro de muitos. Uma pena que, apenas dois foram lançados. Até agora. Você ainda pode baixar os dois temas na loja de temas do Firefox. 

Vale lembrar que o laranja começou a dar sinal, e, o nosso tradutor também. Concursos e os seriados chegaram ao Club Penguin Premium. Os seriados eram na verdade apenas dois vídeos da "A Saga sem título" do Crazy Linux que foram repostados por mim aqui no começo do ano. 


Esse foi o primeiro layout natalino do Club Penguin Premium que se tem registro. Nada de diferente dos outros a não ser que foram adicionados decorações natalinas e de fim de ano.

2011 | Boa evolução



Foi a partir daqui que o laranja de fato assumiu o blog. Tchau vermelho! Nesse layout, que aliás foi o primeiro de 2011, sendo lançado em janeiro segundo os registros, todos os widgets foram reformulados. Banner novo, widget de seguidores... enfim. Coisas novas. 


Muito engraçado, Giz de Cera! Só que não. Sério que achavam graça nisso? KKKKK. Acho que, ao clicar no quadro azul tinha alguma coisa. Mas... hoje não funciona. Enfim, ficamos na dúvida. 

]

Esse de agosto de 2011, teve rádio! Sim, o CP Premium já teve rádio. Também, possuíamos uma página de anúncio, para você anunciar suas coisas lá. Tinha um widget que funcionava assim: Você no twitter postava qualquer coisa com a hashtag #CPPremium e saia lá. Fazia a maior felicidade da penguinzada sair no blog. Isso me deu uma boa ideia para os dias atuais. Tinha um widget de mobile também... será que, o blog tinha um app ou tinha uma versão do site dedicada ao mobile? Hoje em dia, utilizamos nosso template do desktop no mobile. Funciona bem. Não planejo app por enquanto. Aliás, tinha um tracker. Ah, esse foi o primeiro registro da barra de novidades. Ela permaneceu por anos no blog. 



Nenhuma adição em especial. O segundo layout natalino apenas trouxe um cabeçalho natalino. É, o layout natalino de 2011 foi mais fraco que o de 2010, aquele sim, decorou muito bem bonito! Mas, bom trabalho, Crazy. Excelente, aliás.

 2012 | A Melhor era



Esse layout de janeiro de 2012 é um dos nossos maiores ícones. Um dos mais bonitos de toda a CPBR. Pelo menos naquela época. A barra de notícias foi mantida e o botão de voltar ao topo também. Super incrível esse cabeçalho. 

Os widgets foram reformulados e o número de parcerias do blog nesse ano aumentou bastante. Se não me engano, a partir daí ou um pouco antes, o sumiço do Giz de Cera começou a ficar presente. 

Vale lembrar, que foi aqui que começou um dos outros ícones do CP Premium. As famosas tags.


(Exemplo de tag. Não utilizamos mais isso no template atual)

Nota: a rádio ainda está nesse template!



Esse aqui de outubro de 2012, ficou conhecido como Club Penguin Premium 2012. Foi uma reformulação na marca do blog, mas foi pequena. Foi maior mesmo em questão de layout. Abandonou a rádio e adicionou a moderação do CPP. 


O blog possuía um menu rolante, que mostrava todos os destaques da semana. Que tal isso de volta, só que atualizado para a Ilha do CP e todos os outros CPPSes? 


Essa foi uma atualização do layout em dezembro de 2012, uns dias antes da virada do ano. Adicionou um cabeçalho novo e uma atualização no rodapé do blog. Aliás, esse template introduziu o novo logotipo do CP Premium, que foi pouco utilizado. 


2013 | São 4 anos de história.



Esse aqui é do começo de 2013, e tinha um widget comemorando os 4 anos do blog. Hoje, ele tem 8. 

Como é possível observar, o logotipo utilizado voltou a ser o antigo. Esse template é bem lembrado. 

Esse foi o último layout de duas sidebars do blog. A era de ouro havia acabado aqui. A partir dos próximos layouts, a popularidade do Club Penguin Premium começa a cair.


O layout mais marcante de 2013. Ficou por um bom tempo. Era uma nova era que começava no blog. Ocorreu uma grande reformulação, e até as tags sofreram mudanças visuais. 

Lembrando também, que ele matou a barra de novidades.

A partir daí, o Crazy Linux começou a ficar um pouco mais ausente do blog. O xat começava a esvaziar. Mas ainda guardo lembranças boas, como por exemplo os sons malucos que o xat fazia. 

Nesse template, temos até mesmo um anúncio da Premium Vacation Party 2013. Estamos estudando a possibilidade de existir um evento desse em 2018. 

Aliás, nesse layout, ao descer para o fim da página, de branco o fundo iria se tornando laranja. Vale lembrar que esse layout marcou a entrada do novo logo.


Essa foi uma atualização do template. Era de fim de ano, para não dizer natalino. 

Nota: esse layout de 2013, marcou a minha primeira visita ao CP Premium!

2014 | O CPPremium menos popular



2014. Não foi um ano muito legal para o blog. Eu não gosto desse template. Opinião minha, claro. 

Mas que ele foi um dos layouts menos lembrados e que é um dos mais impopulares é fato. As visitas caíram e alguns não viram esse template. Em widgets, era praticamente a mesma coisa. Mas em cabeçalho e rodapé, as coisas foram alteradas. 

Me lembro muito bem de visitar o blog todas as tardes nesse tempo e ver o xat vazio. Uma era sombria estava começando na CPBR e os blogs, não só o CPP, mas todos, começaram a falir. Palavrões, e xingamentos eram vistos. Mas ainda existiam bons moderadores ali. 

Havia muitos postadores inativos. Culpa deles também, pelo blog estar desse jeito na época. Bom, somos seres humanos e temos vida fora da internet. Justificado e desculpado.

Crazy Linux também cresceu e teve pouco tempo para administrar. O blog precisava de uma nova administração, mais competente e ativa. Não que Crazy não seja competente. 

Depois da festa da morsa feliz em dez de 2014, bom, o blog finalmente descansou em paz. Morreu. 

2015 | O Declínio e a Morte



Em 2015, Andrephelype (um dos antigos administradores) reapareceu das cinzas para perguntar ao público o destino do blog. A maioria votou sim. O blog continuou.

Andrephelype começou a contratar novos postadores, para manter o blog ativo. Enquanto isso, ele criava um novo template para o site. Nessa época, eu fui chamado para fazer parte da equipe. Sim, neguei, por falta de tempo.

Logo depois de algumas semanas, ele morreu de novo. Os postadores contratados eram incompetentes e inativos. 

Foi praticamente 1 ano de história jogado fora. 2015, foi praticamente nada. 

O domínio do blog expirou. Www.ClubPenguinPremium.Com não funcionava mais. Muita gente achou que o blog havia fechado as portas para sempre. E então, largaram o CPP para ir para outros blogs da época de 2015. 

Nota: vale lembrar de uma equipe que durou super pouco, de 3 administradores. A equipe passou tão despercebida que nem eu lembro mais os nomes deles. Nem o Wave.

2016 | A Ressurreição 



Em 2016, o blog foi ressuscitado. Sim. Crazy Linux não tinha mais tempo para administrar o blog, e Andrephelype teve todos os seus planos cancelados justamente pelo mesmo motivo. O blog então havia fechado em 2015. Acontece que PoloWave, inconformado com o fim que o CP Premium teve, decidiu recomeçar o blog. Recomeçar digo de passagem. Acontece que Polo teve o objetivo de trazer a era de ouro do CP Premium de volta. Só não trouxe as duas sidebars porque seria muito ultrapassado para 2016. Queria tanto ressuscitar a antiga era que até a falecida barra de novidades perdeu a aposentadoria. Acontece que Polo era muito fã do Crazy. Tanto, que o fundador do blog estava no rodapé.



A gestão do Wave, na minha opinião, foi muito boa, e me inspiro nele. 

Vale lembrar, que PoloWave não reabriu o CPP sozinho. Com a ajuda de Mago na parte gráfica, os dois, contrataram uma nova equipe. E dentro dessa nova equipe, estava eu. Como redator. Me senti muito feliz. O blog reabriu com um evento que envolveu vários outros blogs da comunidade!

Era uma equipe muito unida. Elddie, eu, Polo, Bryan, Rico, Blaztox, Mujubu... entre outros. Mas esse ano não se resumiu em PoloWave e Mago.

Por alguns motivos que eu desconheço, ou finjo que desconheço, Mago saiu da equipe. Foi substituído pelo SirChampion. Ou, B0t. Sir ajudou Polo em diversas coisas e foi útil. 

Mas infelizmente durante alguns meses, o blog ficou inativo. Nada que uma boa contratada não resolva. Resolveu. 

Em novembro, eu fui recontratado. Eu havia saído em fevereiro, alguns dias depois da minha contratação. Voltei como administrador e diretor de informações. Era um cargo abaixo do Polo e do Sir, mas acima dos outros. Eu tive a ideia de reformular o blog e começar uma nova história. Chamei até o projeto de "newCPP". 

Lembro bem que o Sir me odiava no começo. Pode me odiar até hoje. 

Os widgets desse template eram outros, as parcerias eram poucas. Havia um pin tracker, que raramente era atualizado, um banner às antigas (fica notável que PoloWave era realmente fã do antigo CPP), uma publicidade dos Ninjas Selvagens e o arquivo de posts do blog. Ah, o widget de seguidores. 

Nesse ano de 2016, não tivemos layout natalino. Rs, engraçado. Polo e Sir são ateus. Mas não seja por isso. Foi falta de tempo mesmo haha! Mas conseguimos colocar um fundo natalino que é exatamente o mesmo dos prints.

2017 (De janeiro até Março) | Tentando mudanças


Em janeiro de 2017, com a ausência do Sir e do Polo, comecei a administrar sozinho o CP Premium. 

Adicionei uma equipe nova e mudei algumas coisas, mas uma mudança bem superficial. 

Em fevereiro, eu comecei uma operação aqui no CPP. Para começar a animar as visitas, sabe? O blog nunca teve uma operação ou missão, ou algo parecido nesses 7 anos de história. Aliás, dia 21 de fevereiro (aniversário), estava chegando. Logo, eu planejei: vamos fazer uma operação clichê, onde Herbert descolore o blog e aí os leitores fazem missões para recolori-lo. No final, nós comemoramos com o blog de visual novo e com seus 8 anos.


(Quase tudo ficou cinza)

PoloWave acabou atrasando com o template e no aniversário do blog: não tivemos nada a não ser uma música de aniversário tocando de fundo. É, passou em branco. Nos outros anos, sempre tivemos eventos nessa data.

Mas em março de 2017, fui demitido pelo Sir e então, ele começou sua própria reformulação. Não durou semanas. O blog fechou. Curiosamente, fechou junto com o Club Penguin. Era o segundo fechamento. Mas logo depois de alguns dias, o Polo recuperou o blog para si e postou um aviso dizendo que o CPP voltava logo. Era aquele aviso em fundo branco que vocês se deparavam antes do blog reabrir. 

Vale lembrar que, Sir apagou todas as páginas do blog. Perdemos um número de visualizações, mas, continuamos com 8 Milhões. Ufa!

2017 (dezembro até atualidade) | O Renascimento




Ué? Cabeçalho natalino? Vi que temos um cristão no comando agora.

Errou. Temos um agnóstico. Mas amo as comemorações de fim de ano. Enfim, isso não vem ao caso. 

Esse é o template menos laranja e um dos mais diferentes que o CP Premium já teve. Com uma nova logotipo, e sob nova administração (agora é minha administração), o blog renasce após seu segundo fechamento no dia 10 de dezembro de 2017.

Além de Ilha do Club Penguin, o blog aborda outros dois CPPSes, ou como os mais defensores dizem que não são CPPses, abordamos outras dois servidores de Club Penguin, o CP Rewritten e o servidor brasileiro CP Brasil. 

Esse novo template não utiliza mais as antigas tags no começo da postagem.

Nosso foco agora não é nada igual ao do passado. A CPBR muda. A CPBR não é a mesma. Não dá pra continuar com os planos antigos. Não existe mais público como antes. Raro ter comentário em alguma postagem. 

Mas nossa essência é a mesma. Não abandonamos o laranja, apesar disso ser discutido. A equipe é quase outra. Acontece que a equipe recicla eu e o TuCa. Aliás, apesar do Wave não estar oficialmente presente, ele me ajuda muito ainda, me dando dicas. Logo, pelo menos eu, considero sim que ele esteja na equipe ainda. Mas como ele prefere dizer.... ele não está.

Foi muita história para contar nesses 8 anos. Espero estar aqui ainda, vivo, presente e administrando o CPP em seu aniversário de 9 anos no dia 21 de fev de 2018. E espero que você esteja também. Presente. 

Você é incrível. Estamos aqui por você. Pela sua visita. Pela sua gratidão.